Imersão de Time
- CHAMA Coletivo
- 30 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de jul. de 2024
Tudo começou quando fomos convidadas a facilitar o encontro presencial do time do Instituto Coca-cola Brasil em 2023. Recém iniciada a trajetória como autônomas, apesar de já trabalharmos com facilitação há muitos anos e termos feito outros projetos juntas, essa foi a faísca que alimentou a nossa chama.
Em 2023, tivemos o desafio de desenhar uma experiência com leveza e dinamismo para aproveitar o que o presencial tem de melhor: conectar as pessoas para além do crachá e gerar pertencimento através destas conexões.
Reunimos as quase 30 pessoas do time do Instituto para quatro dias de uma agenda que foi desenhada coletivamente no início do encontro. Sim, a agenda da imersão só foi definida durante a própria imersão. Formamos um "varal" com 12 opções de atividades divididas na nossa metodologia autoral conectada aos elementos da água (sentir), ar (pensar), fogo (agir) e terra (estruturar) para uma decisão coletiva a partir da estrutura libertadora 1-2-4-all. Além de optar por uma agenda colaborativa, demos a opção de escolha de tempo livre para, de fato, aproveitar o espaço e as pessoas. Dar autonomia através de uma responsabilidade compartilhada entre todas as pessoas foi uma ótima forma de garantir o engajamento e o propósito e intencionalidade de cada momento.

Flá e Sté junto ao varal de atividades que serviram como base para a agenda colaborativa | Arquivo pessoal
Depois de alguma negociação e de um momento de abertura para que as pessoas se conhecessem e se conectassem de forma mais profunda, combinamos as escolhas feitos pelo grupo com a presença de alguns convidados para falar de temáticas como ecossistema, inteligência artificial e diversidade, ainda garantindo um espaço de ofertas para quem quisesse convidar pessoas para alguma atividade específica, como correr, ir até a praia ou puxar uma conversa aberta sobre um tema relevante para o momento da organização. Mas o queridinho foram os trios apreciativos: momentos de trocas ao final de cada dia para digerir mais sobre a experiência e conhecer em profundidade duas outras pessoas do time.

Dinâmica escolhida pelo grupo para recriar a teia do ecossistema do instituto | Arquivo pessoal
A experiência deu tão certo que em 2024 repetimos a dose! Voltamos novamente para Búzios, dessa vez em um novo lugar que ajudamos a escolher já que além do design da experiência e da facilitação, nos aventuramos a cuidar, também, da produção do evento. Assim, pudemos comprovar a hipótese de que toda a curadoria cuidadosa do local e demais fornecedores, o relacionamento e o seu envolvimento com a narrativa e objetivos do encontro, fazem toda a diferença para uma experiência única.
Com um espaço aconchegante para chamar de nosso, vivemos mais 4 dias de encontros que conectam, impactam e transbordam - assim como previam os objetivos desenhados na cocriação do evento. Dessa vez começando o encontro antes mesmo de chegar em Búzios.
Investimos na comunicação pré-encontro e coletamos vozes e histórias importantes de reunir dentre as atividades que seriam responsáveis por celebrar os 25 anos de Instituto Coca-cola Brasil. Assim como no ano anterior, inauguramos o primeiro dia com um brinde e um convite para um jantar de trocas significativas. Dali em diante honramos o passado, vivemos o presente e sonhamos o futuro a partir de tempos para:
Relembrar: desenhamos um caça ao tesouro personalizado com diferentes marcos da trajetória de 25 anos, chegando à junção desses diferentes tesouros em uma linha do tempo visual contada pela diretora do instituto e com algumas vozes de quem vivenciou esse impacto na ponta.
Construir: um momento de revisão e cocriação da cultura da organização usando a referência da estrutura libertadora chamada Ecocycle Planning.
Errar: um verdadeiro happy hour de erros para dividir histórias de fracasso e outras engraçadas que nem sempre têm espaço no dia a dia.
Jogar: oportunidade de se arriscar pelo jogo "Labirinto da Comunicação" para testar os limites da colaboração mesmo em cenários desconhecidos e adversos.
Descompressão coletiva: um tempo livre compartilhado, cada pessoa respeitando o seu momento de passear, ir à praia, jogar ou só relaxar pela pousada.
Celebrar: uma festa digna de 25 anos de comemoração com direito a banda, DJ e um clima de luau na beira da piscina!
Transbordar: o momento de encerramento que combinou sonhos para o futuro do instituto, uma pintura coletiva reverberando o efeito borboleta e mensagens para a cápsula do tempo que será aberta no próximo encontro.
Atividade de encerramento do encontro 2024 | Arquivo pessoal
Brinde de abertura do encontro 2024 | Arquivo pessoal
Tudo isso mantendo os principais acertos e aprendizados do ano anterior e evoluindo nas oportunidades de melhoria que sempre avaliamos ao final de cada projeto e registramos na reunião de encerramento.
Nada melhor do que receber feedbacks apreciativos e espontâneos dentro do próprio encontro, antes mesmo dele terminar. Foi assim que saímos com o coração quentinho de mais um ano junto com esse time especial e não só acompanhando a evolução de cada pessoa presente, mas a nossa própria enquanto facilitadoras e coletivo.
Time do Projeto 2023: Flávia Barbosa, Gabi Chagas e Sté Crispino
Time do Projeto 2024: Flávia Barbosa, Larissa Leal e Sté Crispino
Commentaires